13.7.08

Último Retrato





Shisei Nishimura - in memorian.

Desde que você se foi, os dias seguintes foram de sol. A tempestade foi embora junto com sua dor.
O tempo muda conforme a vontade divina.
Talvez tivesse chovido tanto, tanto, a ponto de não nos deixar sair do “conforto do lar”, e fazendo então que a visita fosse adiada mais uma vez.

A conseqüência disso é interna, talvez seja a pequena sensação de culpa por não ter ficado ao seu lado dividindo seu sofrimento, já que já diziam os presentes preocupados que a sua hora já estava por vir.
Ou simbolicamente poderia estar segurando sua mão antes de seu ultimo suspiro e do sono eterno. Mas isso ainda é menor do que todo o cuidado de minha avó por muitos anos, minha mãe durante seu período difícil de batalha, e meus tios, financeiramente e fisicamente, alimentando, medicando e banhando todos os dias.
Parte dos netos também fizeram, por isso fico ainda um pouco chateada... mas tranqüila, pois fizeram de tudo, e a família sempre unida.

Mas como “Deus escreve certo por linhas tortas”, ele tomou providencias tais como adiar minha visita, para que me fosse poupada à dor, o rosto e o corpo cansado e doentio.
Deixando somente a lembrança da época sadia de expressão vívida e de brisas suaves. De um corpo mais forte e feliz!
Tenho muitas lembranças, a maior parte fotográfica, surgem às vezes em frames com tons musicais.
Lembro de seu colo no meu nascimento, do pôr-do-sol e da gaita na infância, a vanguardista e boa Asa Branca. Lembro ainda da volta da escola pra casa,das voltas na brasília amarela… dos tablitos do posto e dos bolinhos de carne do mercado Shangri-lá na pré aborrecência, nas histórias de bakemon na adolescência. Lembro-me da minha ausência e do meu regresso na juventude.

A Ilha Japonesa me fez entender alguns dos significados existenciais...
Uma força interior gritou tanto que me fez voar de volta à terrinha onde nasci e cresci.
Assim apaguei com um riso toda aquele sentimento de perda e de convalescência sua.
Até que a pouco mais de dois meses, consegui capturar, e registrar pra sempre um riso intenso de alegria.
Seus olhos brilhavam, o seu novo corte de cabelo ilustrava ainda mais o rosto expressivo.
E a alegria se expandiu no momento em que minha mãe disse que era para ficar feliz que a foto iria ser enviada para sua filha que está em Okinawa no Japão.
Não precisou de muito para ser contagiado pelo riso...

Agora?! Bem a casa fica vazia sem sua voz sempre nos chamando, mas sua presença na casa é grande, os gestos benevolentes, os feitos de vida, a risada, a tossida exagerada, as marcas de comida nas antigas fotografias, as digitais pelas paredes, e o tempo que às vezes parece parar, assim como seus passos lentos pela casa, uma tristeza., uma saudade...
Mas hoje, hoje é um novo dia, que novamente anoitece, e estamos nós aqui, continuando a batalha, nos alimentando, vivendo, orando, lembrando, mesmo que cada um individualmente, do ótimo marido, da figura paternalista, do agricultor persistente, do homem cheio de virtudes, e que lutava pelos seus ideais, que alimentava sua família, de todas as boas sementes que plantou, de todas as suas lembranças, das conversas hilariantes e das piadas, e do bom amigo que foi para todos nós, deixando seu legado...
Obrigada por ter sido fiel pai pra mim.

Ditian, espero sinceramente que onde quer que esteja, esteja em PAZ.

Depois deste baque imenso, me atentarei mais para a casa e para o lar, sinto pelo que aconteceu no passado, mas não quero deixar que no presente a minha ausência anterior se transforme em frustração e melancolia.
Por isso digo a mim mesma que enquanto ainda houver forças, tentarei corrigir no presente, para não cometer os mesmos pecados anteriores, assim contribuirei para um futuro melhor e cheio de perspectivas.
Dessa forma gostaria de refletir em nossa casa.

Fica um único e ultimo pedido para você...
juntamente com os anjos celestiais. Que seu bom espírito esteja por toda a parte, sempre nos vigiando, cuidando, e protegendo. Pois essa Família linda que você ajudou a construir, precisa mais do que nunca de forças e cuidado.

Obrigada por tudo! Escrevo, depois de muito tempo que não praticava mais minha escrita, mesmo você não estando aqui, mesmo não podendo te entregar a carta, mesmo não podendo ler pra vc, acredito que seus olhos espirituais possam ler, que seus ouvidos espirituais possam ouvir minha voz, e além disso espero que seu coração possa sentir o que eu estou sentindo, e o que nossos amados sentem.

Ficaremos todos bem,


E que você esteja bem tranqüilo e que descanse em Paz, amém!

Carta ao meu ditian - 17.12.07


Asa Branca
Forro in the Dark feat. David Byrne

http://blip.tv/file/get/Thespecialk-AsaBrancaForroInTheDarkFeatDavdByrne101.mov.jpg

Nenhum comentário: