18.6.08

IMIN 100.








VENHA APRECIAR!

18. 22 de junho de 2008 - 10h às 24h.
Parque Governador Ney Braga - Londrina.




.Chanoyu.

A Cerimônia do Chá, (Chanoyu) é uma arte milenar que há séculos influencia a filosofia de vida dos japoneses, e cada vez mais tem ramificações e discípulos fora do país de origem. Há milhares de anos, após a descoberta da àrvore do chá na China, os emissários e bonzos japoneses introduziram o costume de beber o chá, por volta do séc. IX, na era Nara. No séc. XII , durante a dinastia Sung, o monge zen-budista Eisai levou a semente do chá da China ao Japão e a entregou ao bonzo Myoe Shonin de Togano, em Kyoto. Encontrando um solo fértil, foi possível cultivar e colher um chá de altíssima qualidade, favorecendo a expansão do hábito de produzir e tomar a bebida, popularizada entre os bonzos e samurais.
Já no séc. XIII, houve uma valorização das normas de preparar e beber chá, intimamente ligadas ao espírito Zen.
Na época do xogun Ashikaga Yoshimasa, surgiu o daisu no chanoyu – a cerimônia do chá em que os utensílios são dispostos em uma estante.
O Chanoyu foi idealizado e iniciado pelos mestres do chá murata shuko e takeno jo-o, sendo aprimorado no século XVI, por Sen no Rikyu que concebeu essa filosofia como um estilo de vida e instituiu o Chado - Caminho do Chá – como um meio de transformar a própria vida em uma obra de arte, e também como uma expressão cultural tipicamente japonesa.

A arte do chá passou a ser conhecida em todo o mundo no séc XIX após a publicação do livro The book of tea (o livro do chá ) de Okamura Tenshin, diretor do departamento de Belas Artes Orientais do Museu de Boston, nos Estados Unidos.
Nos dias atuais, o Chado é mundialmente conhecido e praticado nos Estados Unidos, China, e em vários paises da Europa e da América do Sul.

Nenhum comentário: